Importância da afetividade na educação infantil

A caminhada escolar é longa e composta por ciclos: creche, pré, ensino infantil, fundamental, médio e por aí vai. Ao longo dessa jornada, principalmente nos primeiros degraus dela a afetividade é fundamental para criança, pois a partir disso ela criará laços sociais, autoconfiança e estímulos suficientes para receber um ensino de qualidade.

“Afetividade não se compreende apenas por carinho, ela é um conjunto de sentimentos, que pode se manifestar como: prazer e desprazer, simpatia e antipatia entre outros”.

É interessante que haja uma preparação em casa com os pais, baseada em diálogo e ensinamentos em parceria com o que é apresentado na escola. Nessa fase de introdução à educação a criança está construindo sua base cognitiva, emocional, motora, social e ética e precisa ser construída em conjunto.

Para os pequenos tudo é novidade, por isso a afetividade se torna essencial para uma relação sólida e rica em desenvolvimento. Engana-se quem pensa que a afetividade possa vir apenas de casa, na escola os professores têm um papel muito importante para o crescimento da criança, seu modo de conduzi-los fará total diferença de positiva ou não, podendo haver até mesmo bloqueios de aprendizagem por parte da criança.

A afetividade por parte do aluno é algo importante a se observar. Muitas crianças têm facilidade em demonstrar afeto, como por exemplo, abraçar professores e coleguinhas, no entanto outras não. É preciso durante convívio respeitar os limites de cada um para que evoluem no convívio em sala e até mesmo em casa.

Uma maneira de aplicar estímulos afetivos no aprendizado da criança é introduzir brincadeiras lúdicas, que de acordo com Vygotsky (1991), possui três características: a imaginação, a imitação e a regra. A brincadeira inclui estímulos, regras de convivência possibilitando o aluno estimular seus sentimentos e trabalhar com eles.

Para que isso aconteça a criança espera encontrar em casa, na escola e no educador, segurança. No caso da escola é ali que ela passará parte do seu dia por alguns anos e encontrará no professor um amigo para lhe ajudar com os desafios do dia-a-dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp Chat
Enviar via WhatsApp