Motivação e Liderança: descubra como trazer bons resultados para a empresa!

Motivação e Liderança: descubra como trazer bons resultados para a empresa!

Sua equipe parece insatisfeita e desanimada? Saiba como mudar isso e fazer da sua empresa um lugar estimado.

As empresas precisam fortalecer a liderança e aumentar a motivação, sem isso sua sobrevivência no mercado ficará mais difícil. Nesse post vamos falar sobre a importância de um bom gestor no ambiente de trabalho.

Motivar a equipe é um fator importantíssimo para alcançar resultados positivos para a empresa, pensando sempre de uma forma singular, pois, cada pessoa tem uma necessidade diferente a outra e isso tem que ser levado em consideração no ambiente coorporativo. Em uma realidade atual em que as pessoas se encontram desanimadas e sem esperança de um bom ambiente de trabalho, mostrar que ainda existem empresas que se preocupam com o bem-estar do colaborador é um diferencial incomparável.

Quem dispõe o poder da liderança, tem em mãos a força de influenciar os indivíduos ou grupos da empresa, tanto em atitudes como em comportamento. Os líderes representam a eficácia da organização, pois liderar não é fácil, é preciso te disciplina, respeito, humildade e muita paciência. Desta forma podemos dizer que liderança é um processo de gerir e influenciar as atividades da equipe.

A forma com que o líder consegue lidar com as situações na empresa é totalmente influenciado por seu passado, seus valores e experiências. O administrador precisa acreditar que as necessidades das pessoas devem vir antes das necessidades da organização e que isso não irá afetar os resultados de forma negativa, muito pelo contrário, já que é o colaborador que está envolvido nos processos funcionais da empresa.

De uma forma um pouco mais prática, um ponto importante é exaltar a qualidade do trabalho dos colaboradores da empresa, uma vez motivados, eles são capazes de melhorar ainda mais para alcançar as metas estabelecidas, sendo impulsionado pela ciência de que haverá um retorno do seu gestor e que será reconhecido. Portanto, ser comunicativo, mostrar pensamentos e atitudes positivas, criatividade e flexibilidade são características fundamentais para um excelente líder.

O desafio hoje é pensar em um novo modelo que seja eficaz para o bom relacionamento entre gestor e colaborador, um modelo que deve transformar a empresa em algo novo e mais humano, por isso, é importante que o profissional dedicado a mudar procure se especializar diretamente, para saber definir objetivos e metas, aplicar novos conceitos organizacionais e abrir mão de costumes antigos e para isso, contar com um material voltado para a liderança e motivação empresarial é a chave da porta do sucesso de qualquer empresário.

Há uma frase que explica bem a questão de buscar conhecimento “a partir do momento em que você para de aprender, também para de liderar. Se quer liderar, precisa aprender. Se pretende continuar liderando, não pode parar de aprender” (MAXWELL, 2008, p.142). A vontade de se qualificar mostra que o profissional está disposto a se tornar melhor do que já é e além de aprender ele deve compartilhar o conhecimento com sua equipe. Se o líder cresce, os liderados também crescerão.

Colocar em práticas essas teorias será um desafio, principalmente pela descoberta de mais teorias ao longo do estudo que apontem uma personalidade de um líder perfeito, mas esse líder perfeito não existe e sim está sempre em constante desenvolvimento. Um bom líder deve conseguir levar o máximo de liderados a seguir seus valores e a construir organizações de sucesso.

Referência:

MAXWELL, John C. O livro de ouro da liderança. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2008

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp Chat
Enviar via WhatsApp