Evasão escolar suas causas e consequências.

Segundo o dicionário ao unir as duas palavras Evasão e Escolar o significado é: “Ato de deixar de frequentar a escola, ou seja, abandonar o ensino por motivos pessoais ou coletivos”.

Segundo dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Censo Escolar que foi realizado nos anos de 2014 e 2015, apresentou o seguinte resultado referente à evasão escolar:

–  1ª série do ensino médio – 12,9%
–  2ª série do ensino médio – 12,7%
–  9º ano do ensino fundamental- 7,7%
–  3ª série do ensino médio – 6,8%

A evasão escolar é um assunto bem amplo, pois os motivos que levam esses alunos a abandonarem as salas de aulas são vários, seja por bullying, aspecto social, ou por ter que trabalhar, ou por “simplesmente” não quererem mais estudar.

Quando um aluno abandona a escola, o primeiro passo é tentar entender os reais motivos, para depois tomar a decisões cabíveis para o caso. Neste caso é óbvio que os pais sejam chamados, caso o aluno não retorne a escola, é hora de acionar o MP e o Conselho Tutelar.

Vale ressalvar que: a evasão escolar pode acontecer por vários motivos, mas com o olhar atento dos docentes e familiares este problema pode diminuir, até porque os alunos propensos a tomar atitudes assim precisam ter os professores e pais como aliados e não com vilões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp Chat
Enviar via WhatsApp